Movido por Energia

Banco-Digital-Seguro-Existe

Banco Digital Seguro Existe? | Pranabank

Dinheiro é coisa séria e por essa razão muita gente que procura alternativas aos bancos tradicionais se preocupa se banco digital é seguro de fato. Mas, é logico que como qualquer instituição financeira, os bancos digitais não ofereceriam produtos que pudessem sujar sua reputação e se preocupam com a segurança de seus clientes tanto quanto você se preocupa com seu dinheiro.

Banco digital é seguro?

Para começar uma fintech é preciso muito investimento financeiro. E por essa razão, os empresários e diretores desses bancos digitais apostam alto na qualidade dos serviços e experiência do usuário. A segurança faz parte dessa aposta e é tão importante quanto a própria acessibilidade do banco. Afinal, você não colocaria seu dinheiro em um lugar onde pudesse ser roubado, tampouco deixaria suas informações disponíveis para qualquer um.

Não só isso, como o próprio Banco Central não permitiria que qualquer instituição por aí ficasse movimentando dinheiro e dados alheios a torto e a direita. Por isso, é feita uma fiscalização para garantir o seguimento das normas.

Métodos de segurança digital

A separação da segurança é feita em dois métodos. São elas: Autenticação e proteção por órgãos governamentais.

A princípio, a autenticação é o que impede que qualquer pessoa com acesso ao celular tenha acesso também aos seus dados bancários. Por isso, as fintechs investem em tecnologias como:

  • Autenticação
  • Digitalização de impressão digital
  • Reconhecimento de voz
  • Leitor de íris

Os casos Banco Inter e Neon

O que causou muita preocupação aos clientes e possíveis clientes de bancos digitais foi a Liquidação do banco Neon e a tentativa de ataque hacker que o Banco Inter sofreu em maio de 2019. Após esses incidentes o Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciou novas regras de segurança para bancos digitais.

Por fim, a resolução 4658 determina que as instituições tenham uma política de segurança cibernética que define requisitos para contratação de serviços de processamento e armazenamento de dados e de computação em nuvem. A CMN também cobra “sistemas mais robustos” que possam driblar ataques cibernéticos.

E mesmo que o passado sombrio da Neon e Banco Inter te assombrem, fique tranquilo pois as novas legislações e métodos de fiscalização do BC estão aí para garantir que esse tipo de problema não aconteça mais.

Compartilhe:

Banco-Digital-Seguro-Existe
plugins premium WordPress

Completo, digital e
gratuito. Abra agora!